5 dicas para salvar seu aparelho de um mergulho inesperado
Um dos acidentes mais comuns no mundo dos celulares é deixá-lo cair na água, seja na do vaso sanitário, na piscina, no mar, ou mesmo num temporal inesperado.
Pensando nisso, listamos 5 dicas importantes que podem fazer você não perder seu celular de vez. Antes de mais nada, não entre em pânico, a pressa e o desespero de não perder seu companheiro móvel são tão perigosas quanto a água em si.
1. Desligue o aparelho
Assim que você perceber que o seu aparelho tomou um banho, a primeira coisa a se fazer é desligá-lo, cortar a eletricidade. A grande verdade sobre eletrônicos tomando banho é que a água em si não é a principal causa das perdas mas sim os curtos gerados entre ela e a eletricidade de um telefone ligado. Se for possível remover a bateria, desligue-o fazendo isso; caso não seja possível, desligue-o pelo botão Power mesmo. O importante aqui é resistir à vontade de ligar o telefone novamente para verificar se o mesmo está funcionando, NÃO FAÇA ISSO! Este é aquele momento em que é bom você aceitar que ficará sem o seu telefone por alguns dias.
2. Remova todas as partes
Retire todas as partes removíveis do telefone como tampa traseira, bateria, cartão de memória e chip da operadora.
Quanto mais partes você retirar do telefone, mais ar entrará e mais saídas haverá para a água.
3. É hora de sugar
Pegue um aspirador de pó e aspire por todas as entradas de ar que o telefone tiver. O ideal é deixar o aspirador por pelo menos 5 minutos em cada entrada de ar.
Caso um aspirador não esteja à mão, a dica é meio esquisita mas pode ser a diferença na hora de salvar seu telefone, aspire com a boca mesmo.
4. Secar é preciso
Após sugar toda a água, chegou a hora de secar. NÃO utilize secador de cabelo, NÃO deixe o telefone no sol. Estes métodos muito utilizados apenas aumentarão o calor nos contatos, muitas vezes elevando a temperatura do aparelho à níveis não recomendados.
Pegue uma tigela e encha de arroz, os grãos irão naturalmente absorver a água. Como você já aceitou que ficará sem o seu telefone por um tempo, deixe-o lá por pelo menos 2 dias e não sinta-se tentado à ligá-lo.
5. Chegou a hora de tentar
Após longas 48 horas de espera, pegue o telefone e analise-o. Caso você veja algum sinal de água nas extremidades ou se a tela estiver embaçada, coloque o telefone de volta à tigela de arroz por mais um dia.
Quando o telefone não estiver com nenhum aspecto molhado, coloque apenas a bateria de volta e ligue-o. Se tudo deu certo e o estrago do acidente não foi grande, o aparelho ligará normalmente.
- Estou aqui torcendo para tudo der certo !
Nenhum comentário:
Postar um comentário